|
|
|

- A sua organização tem uma cultura de compartilhamento do conhecimento?
- Como mapear o conhecimento (competências individuais) existente na sua empresa?
- Como facilitar e estimular a explicitação do conhecimento tácito dos funcionários?
- Como atrair e selecionar pessoas com as requeridas competências, habilidades e atitudes? Que sistemas, políticas e processos devem ser implementados para moldar comportamentos relacionados ao estímulo à criatividade e ao aprendizado?
- As pessoas sabem procurar o que necessitam e onde/como disponibilizar o conhecimento?
- Como manter o equilíbrio entre o trabalho em equipe e o trabalho individual e entre o trabalho multidisciplinar e a requerida especialização individual?
A partir de práticas emergentes – A Haag Consultoria em RH apresenta o método norteando as várias políticas e práticas de administração de RH (recrutamento e seleção de pessoal, integração do novo funcionário, reciclagem na equipe através de treinamentos, etc), visando:
- Melhorar a capacidade das organizações de atrair e de manter pessoas com habilidades, comportamentos e competências que adicionam aos estoques e aos fluxos de conhecimento (de valor) das mesmas;
- Estimular comportamentos alinhados com os requisitos dos processos individual e coletivo de aprendizado, assim como aqueles que resguardem os interesses gerais e de longo prazo da empresa no que tange ao fortalecimento de suas "core competencies".;
- Estimular a utilização de método de trabalho que consiste em identificar a importância do conhecimento, as suas características bem como, as tarefas a executar e técnicas a implementar pela gestão de modo, a otimizar o valor que poderá ser acrescentado por esse recurso tão valioso. Podemos definir Conhecimento e Gestão do seguinte modo: *(Kluge et al, 2002)
- A Gestão do Conhecimento deve ser uma preocupação organizacional, estimulando-se a existência de uma cultura de inovação e de empreendorismo e premiando-se as boas idéias e os bons modelos;
- A Gestão do Conhecimento assenta na comunicação organizacional e na existência de instrumentos de diálogo que permitam a partilha de informação, contribuindo para processos internos mais eficientes e melhor capacidade de resposta ao mercado.
|
|
|